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domingo, agosto 28, 2005

AUTO ESP.RARIDADE


RARIDADE: ÔNIBUS COM MEIO SÉCULO DE ESTRADA: O PD 4104 É UM ÍCONE DOS VEÍCULOS RODOVIÁRIOS
A carroceria é toda de alumínio, assim como o chassi. O desenho é arredondado, há frisos na lateral cromada e grande quantidade de detalhes

Conhecer novos lugares, atravessar um país inteiro viajando. Se isso já é bom imagine só a bordo de uma relíquia cheia de estilo. Que tal uma carona? Seja bem vindo ao PD 4104, um dos maiores ícones da história dos ônibus rodoviários. E aproveite o passeio por que este é o único no Brasil e acaba de ser restaurado. Nem parece que é um veículo de quase 50 anos. Ainda mais neste estado. Está novo em folha, "de fio a pavio", como diz o dono e responsável pelo projeto, Jerônimo Ardito. "Não dá pra acreditar que encontramos este ônibus, que conseguimos fazer a restauração e mais que isso: que ele é nosso!", vibra.
Busólogo (apaixonado por ônibus), ele sonhava com um modelo desses há décadas. O Pd 4104 é um ônibus único, o maior de todos. Fabricado pela GM nos Estados Unidos na década de 1950, chama a atenção pela ousadia de seu projeto. A carroceria é toda de alumínio, assim como o chassi. O desenho arredondado, os frisos na lateral cromada e a grande quantidade de detalhes (lanternas, janelas, interior, etc) garantem o estilo próprio.
Ao todo saíram de linha pouco mais de 5 mil unidades. Hoje restam poucas. Jerônimo teve muita sorte de encontrar esta, de 1956, encostada numa igreja Batista na Califórnia. "Meu amigo foi pra lá e eu pedi pra ele ficar de olho. Um dia ele encntrou o ônibus", conta. Tudo demorou cerca de um ano, da compra do veículo até a chegada no Porto de Santos. E ele chegou castigado, sujo, amassado. Mesmo assim seguiu viagem para São Paulo rodando, subindo a Serra. Como o radiador estava furado, era preciso colocar água o tempo todo. Mas ele chegou ao destino.
Isso foi em 2001. Por três anos ele ficou parado na garagem da empresa de transportes de Jerônimo Ardito. Até que no início deste ano ele disse ao irmão, coordenador o projeto, que queria o ônibus pronto de qualquer jeito e em pouco tempo, não importando quantas pessoas fossem necessárias trabalhando na restauração. Durante seis meses todos os funcionários da empresa trabalharam no ônibus. Até o pessoal da limpeza. Foi tudo desmontado, ficou só a carcaça. E mãos a obra: "Tivemos sorte de encontrar um documento dentro do ônibus com todo o projeto mecânico, elétrico, estrutural", conta Jerônimo.
A restauração foi completa. O motor de seis cilindros e 220 cavalos, da Detroit Diesel, ficou em estado de zero. É uma máquina curiosa, diesel, mas dois tempos, por isso é chamado de motor marítimo, muito usado em embarcações, como balsas, por exemplo. Outro motor, na lateral, é um Continental quatro cilindros 1200 cilindradas, muito usado no Jeep Willys. Mas no ônibus ele move o ar condicionado. Um luxo.
O interior de 41 lugares ficou impecável: painel, bancos, janelas, todos os detalhes da época. Até o kit de primeiros socorros. Mas pra dirigir é preciso pegar as "manhas". O câmbio é seco e a marcha só entra no tempo certo, tem que pegar o jeito e tomar cuidado. Apesar da direção ser um pouco dura já que não é hidráulica, o sistema de suspensão e freios a ar garantem maciez e segurança na hora de pilotar a raridade. Melhor que dirigir ou mesmo observar esta maravilha do passado é ver a satisfação dos donos no primeiro passeio do PD 4104 numa estrada brasileira.

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