Pesquisar este blog

sábado, agosto 13, 2005

PROJETOS FEHIDRO JUCA VIVO


Expo – JUCA VIVO. PROJETOS FEHIDRO.
foto: Rio Juquery (atual). Foto google imagens.

É mais grave do que se imagina o risco de falta de água nos próximos anos.
Os motivos são a degradação ambiental e o desperdício. A realidade nos obriga a buscar ações que garantam esse bem tão precioso, não só para a geração atual como para futuras. É com esse propósito que IPEH –Instituto de Pesquisas em Ecologia Humana – vem desenvolvendo o Programa “Juca Vivo”, uma campanha permanente de despoluição e proteção do rio Juquery e seus afluentes, buscando mobilizar as cidades por ele banhadas.
Lançado em 13 de novembro de 2003, este Programa se desdobrou no Fórum Juca Vivo de Desenvolvimento Sustentado, que trouxe para o debate também a questão da inclusão social.
Entre seus principais objetivos estão: disseminar informações sobre a bacia como um todo, promover a capacitação dos agentes econômicos e sociais para a gestão dos recursos hídricos e ambientais da bacia, com foco nas ações de saneamento para a despoluição e conservação do rio Juquery, contribuindo para promover o desenvolvimento sustentável; e incentivar a cidadania empresarial, fornecendo a participação dos agentes econômicos nos projetos sociais, de saúde, educação, saneamento ambiental e conservação da bacia, bem como nos projetos de promoção e desenvolvimento sócio-cultural e turístico da região.No entanto, a sociedade e os governos regionais ainda devem percorrer um longo caminho para cumprir tais metas. Como avaliação, o intercambio e a divulgação das experiências bem sucedidas contribuem para facilitar essa jornada. O Programa “Juca Vivo” tem apresentado um ciclo de exposições e Workshops: A Expo Juca Vivo reúne projetos na área ambiental, financiados com recursos do Fehidro e parcerias com a iniciativa privada, desenvolvidos por órgãos governamentais e não governamentais, Conhecer, divulgar e aproveitar os resultados dos planos, estudos, projetos e programas de educação conservação e saneamento ambiental, resgatando, ao mesmo tempo, a memória histórica e regional nesse percurso é o que se espera. A mostra também se propõe a agregar os projetos que forem aderindo às exposições itinerantes.
A Expo Juca Vivo 2005 iniciou-se em Francisco Morato e percorrera todo o vale do Juquery e bairros paulistanos do entorno da Serra da Cantareira.
Com isso pretende sensibilizar, mobilizar e integrar as comunidades dessas regiões frente aos nossos principais desafios hoje: a gestão das águas e o equilíbrio social.
A exposição esteve em Mairiporã de 11 a 13/08.

Nenhum comentário: