Localização
A Serra da Cantareira fica situada na Zona Norte da Capital Paulista. Abrange ainda parte dos municípios de Caieiras, Mairiporã e Guarulhos.
Descritivo
Com uma área de 7,9 mil hectares, o equivalente a 8.000 campos de futebol, conta com quatro núcleos de visitação: Pedra Grande, Engordador, Águas Claras e Cabuçú, este último ainda em fase de implantação.
A região já foi ocupada com fazendas de café, erva mate e cana de açúcar, até que o governo em 1890 desapropriou a região a fim de recuperar a mata e manter preservadas os mananciais de água para o abastecimento da cidade.
Hoje, a apenas 20 Km da Praça da Sé em São Paulo, nesta região podemos ter contato com um dos ecossistemas mais fascinantes do planeta: a Mata Atlântica. Em diversas trilhas sombreadas por frondosas árvores centenárias pode-se observar diversos animais característicos como macacos prego, bugios, caxinguelês, quatis, preguiças, veados, tucanos, falcões, macucos e nos locais menos acessíveis existem até mesmo jaguatiricas!
Mas não é só com as maravilhas da Mata Atlântica que se tem contato na Serra da Cantareira, aqui também podemos conhecer um pouco mais da história da Cidade de São Paulo, como exemplo podemos citar a Casa da Bomba, uma construção de 1904 que possui um antigo sistema de bombeamento de água utilizado no abastecimento da Cidade de São Paulo, hoje tombada como Patrimônio Histórico.
Nos arredores do Parque ainda pode-se praticar caminhadas em outras trilhas, cavalgadas, escalada em rocha, tirolesa, montain-bike, passeios em veículos 4X4, ou para os mais aventureiros um emocionante rappel que pode ser feito em paredões de rocha com até 96m de altura!
Regionalidade e curiosidades
A região da Serra da Cantareira está muito ligada a história da urbanização de São Paulo, principalmente no que se refere a captação e distribuição de água.
Na Serra da Cantareira se avistam com facilidade muitos animais típicos da mata atlântica.
Informações gerais
DDD – 011.
Distância do Centro de São Paulo – 20 Km (em linha reta).
Altitude – Varia de 715 a 1.215m.
Clima – Quente e úmido, com períodos de chuva no verão e seca no inverno, com precipitação média anual de 1.400mm. A temperatura média anual é de 18,2°C, sendo a do mês mais quente fevereiro (21,3°C), e a do mês mais frio julho (14,3°C). Normalmente nesta região temos 1 ou 2 graus a menos do que na cidade de São Paulo, devido a ação da mata preservada.
Sinal de celular – Sim.
Para saber mais
Temos diversas opções de roteiros na Serra da Cantareira:
Trilhas do Engordador.
Pedra Grande.
Pedra Grande x Águas Claras.
Trilhas do Engordador + Rappel na Serra da Cantareira 96m. Cavalgadas.
Jequitibá