O Cantareira Informe, é um blog direcionado a Serra da Cantareira, trazendo informação aos visitantes sobre eventos, passeios, bares, restaurantes, pousadas, conservação do meio ambiente e outros assuntos ligados a vida na "Serra".E assuntos variados diversos.
Pesquisar este blog
quarta-feira, outubro 29, 2014
MAIRIPORÃ BELEZA NATURAL
Beleza natural coloca Mairiporã em circuito turístico
Localizado ao norte da Região Metropolitana e no início da Rodovia Fernão Dias, a apenas 30 km da capital paulista, o município de Mairiporã apresenta um patrimônio natural que atrai visitantes do mundo inteiro.
Seu clima tropical de altitude proporciona temperaturas amenas o ano todo, além disso o relevo serrano, suas bacias hidrográficas e suas reservas ambientais tornam a cidade ideal para o turismo ecológico e rural. Essas são algumas das razões que tornam Mairiporã parte integrante do circuito turístico “Entre Serras e Águas” e da região turística Alto Tietê Cantareira.
Turistas chegam de toda parte e diariamente a Mairiporã ansiosos por conhecer a maior floresta nativa urbana do planeta, a Serra da Cantareira, e caminhar pela exuberante biodiversidade da Mata Atlântica, entre milhares de espécies da fauna e flora brasileira, além de nascentes, cachoeiras e riachos de águas cristalinas que compõem o maior sistema de abastecimento de água do mundo, o Cantareira.
Quem busca tranquilidade, além de ar puro e paisagens inesquecíveis também encontra o Morro do Juquery, o Cruzeiro, a Represa Paiva Castro, a Ponte Santa Inês e o Lago das Sete Quedas, considerados verdadeiros santuários ecológicos.
Quem prefere sombra e água fresca, churrasco e uma boa pesca, pode procurar um pesqueiro, já que há dezenas deles em toda a região.
O esporturismo também é uma excelente opção para aqueles que gostam de praticar esportes de aventura, aéreos, terrestres e náuticos, como Vôo livre, Montanhismo, Mountain Bike, Downhill, Motocross, Hipismo, Jet-bóia, Canoagem e outros esportes ligados à natureza.
Há também vários ‘points’ na cidade como o Pico do Olho D’água, as Sete Quedas, o Rio Juquery, o Complexo Velhão, a Pedreira do Dib e o Espaço Cultural e de Lazer, Mário Covas.
A cidade também dispõe de um amplo roteiro gastronômico, onde podem ser apreciados pratos típicos da cozinha caipira, italiana, portuguesa, árabe, japonesa e pizzarias napolitanas cujas instalações esbanjam aconchego.
Espaços como o requintado Eco Resort Refúgio Cheiro de Mato, localizado à margem da Represa Paiva Castro e o SPA Unique Garden, que estão entre os dez melhores do mundo, destacam-se entre outras dezenas de hotéis, pousadas e acampamentos oferecidos na cidade, além de sítios, chácaras e clubes próprios para os finais de semana, lazer, recreio e eventos.
Consulte o mapa. Faça o seu itinerário, siga as placas e seja bem-vindo.
30 km da capital. Saiba como chegar a Mairiporã
‘Um paraíso aqui na terra’. É assim que o poeta descreve Mairiporã na letra de seu hino, “… um pedaço do céu incrustado ao pé da serra”. Ideal para quem busca paz espiritual, repouso ou esporte junto à natureza. A cidade também é amplamente conhecida por duas importantes características: a Serra da Cantareira e os mananciais que suprem a Represa Paiva Castro, responsável pelo abastecimento de cerca de 60% da Grande São Paulo.
Para chegar a Mairiporã é muito fácil. Saindo da Capital basta acessar algumas ruas e avenidas para chegar a Serra. Logo nas divisas entre a capital e o município já é possível encontrar atrações, lazer e prática esportiva.
Saindo de São Paulo (Estrada Parque da Roseira, Sarkis Tellian – Santa Inês, Velha de Bragança – Avenida Coronel Sezefredo Fagundes), de Franco da Rocha (Estrada Luiz Chama, Caceia, Mato Dentro) e tantas outras estradas que saem de Guarulhos, Nazaré Paulista e Atibaia.
ATIVIDADES
Ecoturismo e aventura são os maiores atrativos
ESPORTES: Náuticos – pesca esportiva, vela, remo, canoagem, jet-bóia, rafting, jet-esqui. Terrestres – bike, ciclismo, passeio a pé, passeio a cavalo, hipismo, trilhas, moto, jipe, quadriciclo, escalada, rapel, arvorismo, tirolesa, paintball. Aéreos – vôo livre.
RELIGIOSO: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Desterro; Igreja Nossa Senhora do Rosário, dos Arautos do Evangelho; Salão de Assembléias das Testemunhas de Jeová.
CULTURAL: Museu de Arqueologia Industrial Thomaz Cruz; Museu de Ciências e Artes do Instituto Mairiporã.
CONTEMPLAÇÃO: Estrada Parque da Roseira, Pico do Olho D’Água, Santo Cruzeiro, Sete Quedas, Orquidários.
ATRATIVOS NATURAIS E PONTOS TURÍSTICOS:
SETE QUEDAS
REPRESA PAIVA CASTRO
CRUZEIRO
CACHOEIRA DA CACEIA
TRILHA DA SARACURA
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO DESTERRO
EVENTOS: Dia Mundial da Água e Aniversário da Cidade (27 de março); Cavalgada (maio); São Cristóvão (julho); Semana da Educação (julho); Fórum de Desenvolvimento Econômico e Turismo (setembro); Festa da Padroeira, Nossa Senhora do Desterro (setembro); Festa da Primavera (outubro); Mairiporã Ecofest Adventure (novembro); Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida (dezembro); Casamento no Campo (o ano todo). (programação sujeita a alterações)
FONTE SITE PREFEITURA DE MAIRIPORÃ
UMA PESSOA NORMAL SEM GRANDES AMBIÇÕES, GOSTO DE CURTIR A NATUREZA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário