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terça-feira, abril 12, 2016
O SERVIDOR PÚBLICO E A MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
O SERVIDOR PÚBLICO E A MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL
Sabemos que a motivação é um elemento essencial para o sucesso de qualquer profissional, e que é um grande desafio manter durante todo o tempo o mesmo entusiasmo com o qual ingressamos em cada serviço. Quando se trata do Serviço Público, (e isso entendo muito bem) o desafio torna-se quase impossível.
No serviço público existe um círculo vicioso em que os servidores se sentem desvalorizados e esquecidos pelos governantes e desprestigiados pelos usuários dos seus serviços.
“Para resgatar e manter a motivação do Servidor Público é preciso quebrar este círculo por meio de medidas concretas que valorizem os bons servidores, criando mecanismos objetivos para que os contribuintes ajam como verdadeiros clientes, exigindo um serviço público de qualidade e “separando os que servem o público daqueles que se servem dele”.”
Apesar de valiosa, a motivação depende na maioria das vezes do próprio funcionário o que torna praticamente impossível manter satisfação dentro de sua rotina de trabalho, trazendo muitas vezes a perda de credibilidade por parte do contribuinte, que cada vez mais se conscientiza que a nova administração pública esta caminhando para um sistema organizacional gerencial, o qual exige políticas públicas mais diretas e eficientes no trato de Gestão de Pessoas.
Infelizmente, a grande maioria dos agentes políticos desconhece esta nova perspectiva de gestão, e consequência disso é o aumento de apadrinhados políticos que muitas vezes nada entendem do trabalho administrativo o qual não foi adequadamente preparado (conhecimento suficiente exigido para participar de um concurso público) e pior, sem o comprometimento que um cargo público exige, resultando em gastos públicos inadequados, ineficiências na prestação de serviços públicos e, sobretudo, no prejuízo financeiro e moral para toda a sociedade.
“A Gestão Pública atual tem como fundamento um conteúdo ético, moral e legal por parte daqueles que dela participam, tendo como objetivo resultados positivos na política pública implementada e na credibilidade na administração pública exercida pelos mesmos, contribuindo para uma administração com potencial de eficácia e eficiência que se espera da Administração dos bens públicos.”
Segundo Carvalho (2006), vários fatores internos e externos desmotivam os servidores públicos, em especial, os das áreas que não contam com plano de carreira como, entre outras, a constatação de que muitas decisões políticas superam as decisões técnicas e a nítida falta de comprometimento com o trabalho público por parte de vários chefes que não estabelecem objetivos e metas para os administrados e exigem resultados de acordo com os interesses do momento.
Portanto, dentro dos parâmetros elucidados aqui, faz-se necessário que os “novos” Gestores Públicos tenham efetiva consciência de que a valorização funcional na Administração Pública abre precedentes para uma eficaz e duradoura relação, servidor – usuário, o que envolve o bom atendimento dos serviços públicos, tão carente nos dias atuais e que a falta desta visão muito comprometem futuras investidas políticas, porque a eficiente prestação de serviços por um órgão público é o cartão de visitas de uma boa administração.
VIRGINIA LISTA FUNCIONARIA PUBLICA/ MEIO AMBIENTE
GESTORA PUBLICA E PRÉ CANDIDATA A VEREADORA PSC.
UMA PESSOA NORMAL SEM GRANDES AMBIÇÕES, GOSTO DE CURTIR A NATUREZA
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