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domingo, setembro 11, 2005

DRAGSTERS


Chuva, pneu fritando, motores roncando, público ovacionando. Nos boxes do autódromo de Curitiba a espera de uma trégua na água que não parava de cair desde cedo. Em sua 11ª edição, a Fórmula Arrancada reuniu mais de 380 carros com motores e modelos de todos os tipos e tamanhos. As velocidades ultrapassam os 300 quilômetros por hora. São apenas oito segundos, em média, para percorrer 400 metros de pista.
Há ainda os carros com quase 3000 cavalos de potência. São sete metros de comprimento, 900 quilos, os dragsters impressionam pela aparência e, claro, pela velocidade que atingem com um motor Hemi Chrylser de 8.2 litros, V8. Um compressor ajuda na mistura do metanol com o ar, o que gera mais de 600 quilos de torque para a explosão na hora da arrancada. Para se ter uma idéia, um motor de um carro 1.0 não chega a ter 20 quilos de torque.
O tamanho do tanque de combustível também é similar a de um carro pequeno: 40 litros. Só que no dragster, 30 litros de combustível vão embora em apenas seis segundos. O câmbio de três marchas de transmissão direta é o suficiente para fazer este foguete chegar a 380 quilômetros por hora no final da reta.
A chuva deu um tempo o asfalto secou e as arquibancadas lotaram na expectativa de ver o que esses e outros carros são capazes de fazer. As arrancadas são em duplas. Ganha quem acelerar mais e fizer o menor tempo no retão. E como é de se esperar em provas com tanta velocidade, os acidentes acontecem e toda essa emoção faz a festa de mais de 40.000 pessoas.
Reportagem de Sílvia Garcia.

Revista Auto Esporte.

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